Musicalização na Primeira Infância

O Aprendizado Musical é vital para a evolução humana. Desde os primórdios, a Música acompanha a evolução do homem, dentre as mais variadas épocas, cada uma com suas construções rítmicas e melódicas, diretamente associadas a cultura local e seus costumes que se desenvolveram a partir da compreensão e percepção humana sob os aspectos da convivência em sociedade.

Estudos apontam que na Primeira Infância, o aprendizado musical tem maior impacto, pois é nessa fase em que o desenvolvimento da criança é acentuado e mais suscetível para assimilar novas habilidades e aptidões, e por isso, cabe educar através dos estímulos corretos, sempre com o auxílio de profissionais formados, e por isso o papel dos Conservatórios são fundamentais para fornecer a credibilidade na metodologia e no acompanhamento pedagógico por lidar com profissionais extremamente capacitados para identificar cada perfil de aluno e educar corretamente.

É na primeira infância que se aprende mais e melhor, pois a música funciona como um importante precursor no aprimoramento das aptidões linguísticas da criança, assim como da sua inteligência, capacidade de expressão e da coordenação motora. Sabe-se que é nesse período que a formação das estruturas auditivas no bebê se dá logo nos primeiros meses de gestação, o que aponta uma relação muito íntima e sensível do ser humano com essa forma cognitiva.

Apesar de todos os efeitos colaterais altamente positivos que a música proporciona, não podemos esquecer dos benefícios da música em si: a experiência que a música, como forma de arte, proporciona para quem a aprecia ou estuda; o efeito humanizador que existe em conhecer um bom repertório, participar de um coral ou um grupo musical, e todos os aspectos culturais envolvidos nesse processo.

Aqui no CMM Conservatório Musical lecionamos há 40 anos um jeito único de lidar com cada perfil de criança, aluno, sempre com muito amor, empatia e humanidade. Lidamos com as diferenças ensinando que na verdade elas são qualidades, pois são as características diferentes de cada um que nos tornam seres únicos e especiais, cada um com um tipo de aprendizado, vivência e momento de vida. Temos de respeitar as particularidades de todos, e por isso, valorizamos cada integrante da nossa família musical acolhedora e unida. Temos orgulho do que fazemos e vamos continuar fazendo se Deus assim continuar permitindo por muitas e muitas gerações.

Allan Manfredi – Diretor Comercial e Marketing no CMM

11 comentários em “Musicalização na Primeira Infância

1. Eu recomendo todas as crianças desde cedo iniciar na musicalização, o conservatório cmm, tem toda a estrutura, dedicação e muito amor com esse lindo trabalho!!!

2. Desde cedo a criança que tem iniciação musical, torna se mais perceptível, sensível e atenta a trabalho em grupo, fora o senso lógico e matemático, coordenação motora fina mais aguçada, concentração, integração e também a se descobrir e se diferenciar perante a outras crianças … enfim fora todas as outras inúmeras qualidades e benefícios que a música trás, eu como profissional na área e atuante no CMM , fico orgulhoso no empenho de todos os profissionais e na estrutura que temos , e além de toda maravilhosa estrutura que temos , o esmero e carinho de todos em tratar cada aluno como um universo especial !

3. Estava pesquisando na internet um lugar para minha neta Maria Clara aprender piano.
    Encontrei e fui conhecer o cmm.
    Só tenho que agradecer.
    Ainda não completou um ano e,Maria se desenvolveu não só no instrumento ,perdeu a timidez e gosta muito do conservatório.
    Enfrenta um palco sem problemas.
    Se apresentou de livre e expontânea vontade no colégio aonde estuda e, fez uma apresentação linda no recital promovido pelo conservatório.
    Super recomendo!

4. O CMM é simplesmente fantástico. Meus 02 filhos estudam lá e sou fã do trabalho deles, desde a Diretoria até os professores. A música tem ajudado muito meus filhos a se relacionar com outras crianças, assim como trabalhar a desenvoltura e a timidez nas apresentações de SARAU / RECITAIS. Parabéns para toda FAMÍLIA CMM. Vocês são D+ 🙂

5. O CMM é um Conservatório daqueles que quase não encontramos mais. Os alunos realmente aprendem a tocar e ler as partituras!
    Os diretores estão sempre presentes e dispostos a crescer!
    Os professores são altamente qualificados!
    Os Saraus e Recitais preparam nossos filhos não só para tocar um instrumento, mas tb para adquirem desenvoltura, perder a timidez para apresentar um trabalho na escola ou poder falar em público no futuro.
    Nossos filhos adoram o CMM, e nós também! 💗

6. A musicalização infantil é uma forma lúdica de inserir as crianças no fazer musical, possibilitando: o aprendizado de aspectos sonoros, o hábito de ouvir música e a socialização entre os participantes.
    É uma estágio que toda criança deveria passar antes de aprender um instrumento, pois essa prática permite desenvolver habilidades, através de canções e brincadeiras, que serão necessárias mais a frente.

1. Eu tenho o prazer de estudar nessa escola,realmente faz muita diferença na minha vida,foi a melhor escolha que eu fiz.😉
      Vi a dedicação e ansiedade das crianças para se apresentar com muita reverência 🙇‍♂️!
      Muito bom;simples assim.