Categorias
Sem categoria

Canto Coral Infantil

Todo mundo já cantou embaixo do chuveiro alguma vez, né? Aposto que se você puxar aí na sua memória, vai lembrar daquele clássico que você cantou no banheiro um tempo atrás. Hoje, vamos falar um pouco do canto coral para crianças.

Você já leu o artigo sobre musicalização infantil aqui no blog? O canto coral infantil pode ser uma forma de musicalização. A realização de atividades musicais de forma lúdica, tais como: cantar, dançar ou ouvir uma canção é uma forma de inserir as crianças no fazer musical de forma prazerosa. E por que não cantar em um coro para aprender música?

Mas e se eu não for afinado? Muitas pessoas pensam que só podem cantar se forem afinadas. Elas estão certas, mas a afinação é algo a ser trabalhado e adquirido. Já diz o ditado: ninguém nasceu sabendo.

Vários são os fatores que podem interferir na desafinação, entre os mais comuns estão os de ordem psicológica, como: timidez, ansiedade, medo, entre outros. Para isso, trabalha-se relaxamento muscular e técnica vocal, de forma que a criança desenvolva a emissão sonora e também a percepção musical, o que consequentemente aperfeiçoará sua afinação.

Qual a melhor idade para iniciar o canto coral? De acordo com estudiosos do meio musical, a idade seria entre 9 e 14 anos, pois nessa idade os pulmões já estão completamente formados e as crianças estão aptas a usarem a respiração de modo eficiente e adequado para o canto. No entanto, independente da idade, os bons hábitos respiratórios devem ser incentivados desde cedo.

O canto é uma atividade física e como tal, necessita de um preparo para ser executado. Assim, antes de começarem a cantar, as crianças fazem um aquecimento que consiste em relaxamento, alongamento, postura adequada e administração da respiração. Esse trabalho desperta a consciência corporal dos jovens e permite melhor concentração nas atividades que seguirão.

O trabalhado desenvolvido no coro possibilita a iniciação no fazer musical com um instrumento que todos temos, a voz. Através das atividades feitas no coral é possível desenvolver a percepção musical, a afinação, a leitura, o senso de pulso e tempo e a independência das vozes. Além disso, o trabalho coletivo do coro proporciona às crianças a possibilidade de trabalhar em conjunto, de respeitar uma liderança, de manter-se em silêncio e de criar disciplina.

Dessa forma, as atividades do canto coral proporcionam não só a construção de um repertório coletivo, mas também noções musicai que servirão a outros instrumentos, caso o indivíduo futuramente escolha um. Você pode começar no coral da igreja, da escola, de um centro cultural ou uma ong e, assim, ter as primeiras noções de música. Se futuramente sentir necessidade, pode procurar um professor particular ou uma escola especializada.

Sendo assim, se você está a procura de um caminho para aprender música e ainda não encontrou, tente participar de um coral e experimente fazer música em conjunto. Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, mande nos comentários! Obrigada.

Texto escrito pela Professora Juliana Campitelli do CMM, formada em música pela Unicamp, leciona Piano e Musicalização Infantil no CMM Conservatório Musical.

Fonte: Rheinboldt, Juliana M.: Preparo vocal para coro infantil: análise, descrição e análise da proposta do maestro Henry Leck aplicado ao “Coro da gente” do Instituto Baccarelli.

4 respostas em “Canto Coral Infantil”

Aqui no Conservatório Musical CMM, incentivamos o canto coral infantil de forma alegre e descontraída. As crianças se divertem, além de desenvolver a percepção auditiva, a sensibilidade e a ampliação da Cultura. É um prazer ver nossos pequenos nessa aula. Eles prestam muita atenção nas explicações do Maestro Giovanni Costa e se esforçam para desempenhar com muita dedicação o repertório escolhido.
Parabéns pela matéria!!!!

Ótima matéria, parabéns! –
Canto Coral é fundamental para a percepção auditiva, proporciona interação e principalmente trabalha com a inibição das crianças, fazendo com que elas sejam mais dinâmicas e sociais.
Minha filha ama as aulas.
Obrigada CMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *