Categorias
Sem categoria

COMO FUNCIONA UM PIANO ACÚSTICO?

Você já assistiu a um recital, concerto ou mesmo a um vídeo com um piano e ficou se perguntando como esse instrumento funciona? Nesse artigo, vamos entender como funciona um piano acústico.

Um piano vertical possui uma caixa de madeira onde está o mecanismo dos martelos, as cordas e a tábua harmônica. O ponto de partida é o toque do pianista nas teclas. A tecla serve como uma alavanca para acionar todo um mecanismo necessário para a produção do som.

Para entender o mecanismo de um instrumento, primeiro é importante saber qual o meio de produção do som. Os meios de produção do som podem ser cordas dedilhas, friccionadas, percutidas, entre outros. No caso do piano, a produção do som ocorre através da percussão das cordas do instrumento. Portanto, o som que ouvimos é resultado da vibração dessas cordas.

Quando a tecla é pressionada para baixo, o martelo conectado à ela é acionado entrando em contato com a corda mais próxima. Ao mesmo tempo, a tecla pressionada levanta o abafador da corda em questão deixando que esta vibre sem interferência. Para que esse processo ocorra, existe um complexo mecanismo conectado ao martelo que permite acionar a corda e também retornar ao estado original sem que haja interferência na produção do som. Quando a tecla é liberada, o martelo volta a posição original e o abafador desce sobre a corda impedindo que essa continue a vibrar.

NEpTu3a

Então, quer dizer que o som que ouvimos é a vibração das cordas? Sim. No entanto, as cordas sozinhas não produziriam o som potente que ouvimos em um piano. Por isso, dentro da caixa de madeira do piano existe um objeto chamado tábua harmônica. Essa peça é responsável por amplificar a vibração do ar produzida pelas cordas. Além disso, o próprio móvel do piano serve como um caixa de ressonância.

Assim, o som é resultado do ataque do pianista nas teclas e da interação entre cordas, martelos, abafadores e tábua harmônica.

O piano foi inventado por Bartolomeo Cristofori e sua primeira menção na história foi em um inventário da família Médici em meados de 1700. Desde então, o instrumento passou por diversas adaptações e ajustes até se tornar o piano moderno tal como conhecemos hoje.

Gostou do artigo? Mande dúvidas ou sugestões nos comentários. Até mais!

Texto escrito pela Professora Juliana Campitelli, professora do CMM Conservatório formada em Música pela Unicamp.

Fonte: Music: the definitive visual guide. (Dorling Kindersley London)

Gif: https://imgur.com/NEpTu3a

Uma resposta em “COMO FUNCIONA UM PIANO ACÚSTICO?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *